sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ABDOMINOPLASTIA: o que é? Como é feito?

Tenho visto que muitas mulheres ficam na dúvida sobre quais são as diferenças entre a lipoaspiração e abdominoplastia. E o mais importante: pra qual tipo de corpo cada uma dessas técnicas são mais recomendadas e aplicadas.

Então resolvi dar uma ajudinha bem básica pra você entender o que é uma Abdominoplastia.
Como não sou médica, vou pegar umas partes do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica (para mais informações clique no nome e abrirá a página completa).

O QUE É ABDOMINOPLASTIA?

Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:
• Gravidez,
• Envelhecimento,
• Oscilações significativas no peso,
• Hereditariedade,
• Cirurgia prévia.
A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

O QUE ACONTECE DURANTE A CIRURGIA?

Procedimento Cirúrgico
Etapa 1- Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.
Etapa 3 – Fechando as incisões
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes são usados para fechar as incisões na pele.
Etapa 4 – Resultados
O procedimento de abdominoplastia irá resultar em um contorno abdominal mais suave e tonificado, ficando mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso.
Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e por sua incapacidade de ficar totalmente na vertical até que a cicatrização interna seja finalizada. Dentro de uma semana ou duas, você poderá ficar totalmente em pé e estará mais confiante com o seu novo perfil.



RECUPERAÇÃO PÓS CIRURGICA

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e você pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular

O QUE A ABDOMINOPLASTIA NÃO VAI FAZER

A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.



Ou seja, é bem diferente da lipoaspiração. É indicado pra quem tem acúmulo e sobre de pele no abdômen. Normalmente encontrado em quem já fez cirurgia tipo cesariana, retirada de útero ou quem emagreceu de uma forma muito rápida e teve muita flacidez. 
Muitas vezes, quem se submete a uma abdominoplastia faz um pouco de lipoaspiração nos flancos, costas e cintura pra poder definir melhor a região. Mas isso, como todas as outras coisas, deve ser bem conversada com o médico que fará somente o que for necessário e possível pra cada pessoa.

Vou fazer o próximo blog com algumas coisas que vale a pena saber antes de ir pra consulta médica. Sobre o que perguntar e esclarecer. E depois, vou colar umas fotos do antes e depois da abdominoplastia de uma amiga que fez há 1 mês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário