quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pós-operatório: pontos e curativos


Hoje eu vou contar para vocês como foi meu pós-operatório.  Mais especificamente sobre meus pontos e curativos. Lembrando que isso vai variar de pessoa pra pessoa.. da aceitação de cada organismo em relação aos pontos, a cirurgia... Então, pode ser totalmente diferente com vocês, ok?

Depois que cheguei em casa, da alta, fiquei mais 1 dia todo sem precisar mecher, fazer ou abrir os curativos. E pra falar a verdade, não era pra tomar banho por mais 24 horas. Assim, a única parte que eu mechia era no shortinho, pra poder fazer xixi. E como eu expliquei no último blog, dá uma aflição terrível mas não chega a machucar os pontos e com o tempo, você vai se acostumando e arrumando uma posição para sentar no vaso sanitário. E aquela dica da toalha foi o que me salvou! Então, com os curativos, não precisem se preocupar com isso por 2 dias.

Depois, no segundo dia, chegou a hora do banho!
Começamos a tirar as cintas.

DICA DO DIA 01:
Aconteceu comigo (eu sou mole) mas aconteceu com algumas amigas e com minha mãe 1 mês antes (que é super forte e também fez lipo na barriga e redução de mama)! Vou dar uma dica pra que vocês estejam preparadas, caso não aconteça, perfeito! Pelo menos estarão preparadas! 
Na hora que tira a cinta, pela a primeira vez, dá uma queda de pressão e uma tonteira terrível! Então, quando for tirar a cinta pela primeira vez, faça isso deitada ou sentada! A tonteira, se acontecer, deve passar em pouco tempo. Mas não faça isso em pé e não faça isso sozinha também! Peça ajuda no primeiro banho! Deixe alguém do seu lado o tempo todo. O primeiro banho é bem diferente do segundo, que você estará melhor e mais "forte"

A sensação de alívio é imediata! Parece que a gente até respira melhor. E ao tirar as cintas você não sente dor nenhuma, só um alívio mesmo.

Os pontos não tinham curativos. Eles só estavam cobertos por micropore (aquele esparadrapo bem fininho que deixa a pele "respirar". Ele não gruda tanto na pele e é bem mas fácil de soltar. O médico pediu para que tomasse banho e trocasse os micropores de todos os pontos.

DICA DO DIA 02:
Quando for tomar banho e for trocar o micropore (por que eu só trocava de 5 em 5 dias, mesmo tomando banho todos os dias), não esqueça de tirar da pele seca! Ou seja, ao contrário do que se deduz, ele solta uma "colinha" quando molha e essa "colinha" gruda na pele, fazendo uma gosminha que custa a sair dos pelinhos que a gente tem no corpo! Assim, tire os micropores antes de tomar o banho! Sairá mais fácil, rápido e sem grudar.


Lembrando mais uma vez que pode ser que o seu médico recomende alguma outra maneira de cuidar dos seus pontos. E não use, necessariamente, esses micropores.

Aí, voltando ao assunto. Tiramos os micropores dos pontos, e fiquei assim, como mostra na foto abaixo.

02 dias após cirurgia




Reparem nas seguintes coisas:

01- a foto não está boa por que eu estava com minha pressão muito baixa e custei a ficar em pé! Essa foto foi antes de entrar no chuveiro e meu irmão que teve que me "carregar" por que eu ficava com aquela ânsia de vômito e desmaio.

02- eu estava muito inchada sim! É normal! Sabe por que? Por que não tinha começada as sessões de drenagens, a gente volta muito inchada da sala de cirurgia e o seu xixi que vai ajudando a desinchar, logo, quanto mais xixi, menos líquido no corpo. É beber muita água, chá, suco mesmo! E vencer a luta interna de não querer levantar pra fazer xixi só pra não ter que tirar o bendito shortinho.

03- os pontos da lipo são APENAS esses 4 pontinhos das laterais , formando um quadrado. Os pontos do umbigo e acima do umbigo foi uma correção de quelóide que o médico fez gentilmente pra mim (de uma cirurgia pra tirar a vesícula). Então, veja que os pontos são mínimos!!! Muito fáceis de cuidar e sem nenhum problema em manter! Fiquem tranquilas!

04- minha pele está toda marcada por que a manta de algodão dobra, e fica todo irregular, formando essas marcas na pele. É bem normal, só que quando tira, dá uma impressão meio feia.


Bom, retornando ao conto, depois de tirar todos os micropores (não dói, ok? Mas dá uma agonia horrorosa por que parece que o fio do ponto vai agarrar e sair junto com o micropore. Mas não vai! É sensação e não realidade!), tive que me levantar pra ir para o banheiro. Mas.... minha pressão baixou demais da conta! E mais uma vez gastamos muito tempo pra fazer alguma coisa rsrs
Mas depois de ajuda pra levantar e várias tentativas até não dar uma tonteira forte, meu irmão foi me ajudando, me segurando pra tirar a foto, e logo em seguida, me colocou sentada em uma cadeira dentro do box. Não tome banho com água quente! Sempre morna pra mais fria. Pra que sua pressão não baixe e nem queime sua pele que estará bem sensível e frágil. Tomei banho com aquele Soapex. Um sabonete anti-séptico. Ele deixa a pele muito seca depois do banho, precisando de um hidratante depois. (só não passar aonde tiver ponto, né?).
Eu não lavei meu cabelo por que eu estava me sentindo mal, com tonteira frequente, aí não quis ficar prolongando o banho não.

A sensação de banho é a melhor do mundo! Mas foi bem rápido. Meu irmão me ajudou a levantar da cadeira, minha mãe secando com uma toalha limpa meu corpo e depois, com uma outra toalha (que usamos só pra isso) começamos a secar os pontos.

Bem de leve, encostávamos a toalha nos pontos, só pressionando de leve (nunca esfregando, hein?). Fizemos isso no corpo todo.  E fiquei um pouco sem roupa pra que deixasse secar bem antes de começar a colocar novos micoropores.
O médico não receitou nenhum remédio, pomada, loção ou spray para passar nos pontos não. Só mesmo que secasse bem depois do banho e trocasse os micropores a cada 5 dias, mesmo depois que os pontos fossem retirados, era pra continuar usando na cicatriz.

Quando estava bem seco, cortamos pedaços pequenos do micropore e colocamos nos pontos.

Na hora de colocar a cinta da barriga foi um sufoco!!!
Minha mãe não podia fazer força. Aí foi meu irmão de um lado e minha cunhada de outro. Como tivemos que colocar a cinta na minha mãe no há um mês, já estávamos treinados, mas como eu sou a mole em pessoa, estava todo dolorida e tava com tanto medo de me machucarem que era só encostar que eu já reclamava rsrs.. muitas vezes nem doía, mas já dava o grito por precaução kkkkk

DICA DO DIA 03:
Quando for colocar a cinta, pelo menos nos primeiros dias, tente pedir para 2 pessoas ajudarem. Caso não seja possível ter 2 pessoas, você conseguirá ajudar bem quem for colocar a cinta em você.
Nos primeiros dias, a cinta estará bem apertada, ficando difícil, mas em alguns dias, você colocará sozinha sem maiores esforços!
Com duas pessoas:
01- coloque a cinta aberta. Deite por cima e tente colocar a cinta centralizada ao seu corpo. Uma pessoa ficará do seu lado direito e a outra do lado esquerdo.
02- um pessoa vai puxar, com cuidado, a parte da cinta onde o colchete é colocado, e vai segurar em cima, na direção do seu umbigo.
03- a outra pessoa vai puxar a outra parte da cinta, a parte que é o encaixe do colchete, ela que vai ser responsável por prender cada colchete. 
04- comece pela parte debaixo.
05- muita gente gosta de prender o primeiro colchete debaixo e depois prender o primeiro colchete de cima.. eu não gosto não. Eu acho mais fácil prender o primeiro debaixo e ir subindo. Vai ficar a sua escolha! Com o tempo você vai ver qual melhor maneira de prender sua cinta. E você vai prender sozinha. Segurando com uma mão um parte e ir encaixando os colchetes com a outra mão. Mas sempre comece debaixo para cima!

Colocando primeiro a cinta da barriga, depois o short e por fim a cinta do braço.

Essa será a sua maratona de todos os dias também rsrs
O primeiro dia faz parecer que vai ser difícil. Mas com os dias, você começa a desinchar. E a cinta se fechará com mais facilidade, você terá mais força e menos medo de fazer as coisas. E tudo vai ficando mais simples.

3 comentários:

  1. Oi! Sou eu Marta! Não resisti e aproveitei que estava com tempinho live e passei aqui pra variar (rsrs), para ver seus novos posts. Eu tenho que dizer, o jeito descontraido e despretencioso de vc colocar as coisas é o ponto alto desse blog. Deixa a gente tão a vontade que mais parece que estamos sentadas contigo na varanda de casa e batendo um maior papo rsrsrs. Adooooooooooro!
    As vezes fico rindo lendo seus comentários se "justificando" com relação a calcinha, o perdão à enfermeira destraída que te deixou cair (um absurdo mesmo!), enfim, isso deixa as coisas mais leves de se encarar!
    O que acho bacana aqui é que vc tem realmente contado detalhes que médico nenhum falaria pq eles estão do outro lado. Vc foi sim muito coraja e merece estar desfrutando do corpão que conquistou!
    Sua família tb está de parabéns, irmão, pai, mãe, cunhada, todo mundo te ajudando solidários com sua recuperação. Achei lindo! Deus abençoe! Acho que isso sim ñ tem preço, saber que mesmo algumas pessoas achando que quem faz cirurgia plástica por estética são pessoa inconsequentes ou vaidosas demais, saber que tem gente que nos apoia num momento desses em que estamos tão vulneráveis é um presente de Deus. Todos acabam sendo responsáveis de alguma forma pela realização de nosso sonho, pq para mim e creio que pra vc tudo isso é a conquista de um sonho e ninguém tem o direito de julgar o sonho de ninguém, ñ é mesmo?
    A gente só vive um vez nesse mundo, e passa tão rápido. SE fazer um cirurgia dessas por mais que tenham esses incovenientes, deixa uma pessoa mais feliz consigo mesma, então vale a pena sim! A gente tem mais é que ser feliz e saber buscar isso, como vc fez! E como muitas de nós que compartilhamos dessa sua experiência pretendemos fazer!
    Mais uma vez OBRIGADA pela gentileza de responder todas as minhas dúvidas de forma tão detalhada. Já sei que quando eu fizer lipo será um pouco sofrível nos primeiros dias (ou talvez ñ), mas vai passar como tudo na vida!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marta!!!
      Eu que não me canso de ler seus elogios!
      É muita gentileza da sua parte.. mas a calcinha tava feia mesmo! Meu deus!!! kkkk
      Mas foi como eu te falei, nos dias você não vai se preocupar muito com isso não.
      Leve aquela velhinha, de algodão que seu marido com certeza não deve gostar muito rsrs

      Sabe, sobre a família, eu tive muita sorte mesmo! Aqui todo mundo (menos meu pai que não tem muita paciência, mas acaba ajudando) é bem solícito. Isso é muito de cada casa mesmo. Espero que na sua, também seja assim! Mas desde pequena minha mãe me ensina a ser o mais forte possível, principalmente nessa parte de ajudar aos outros. E eu cuidei dela (quando ela fez outras cirurgias) e meu irmão que sofreu acidente... aí já passamos por poucas e boas juntos.
      E o que eu acho que mais fez a diferença foi o fato de eu ter pago a minha cirurgia. Podem falar que não. Mas isso me deu uma certa "independência" mesmo estando totalmente dependente da ajuda deles.

      E pode ir por mim, faz toda a diferença a gente fazer uma coisa que a gente sente muita vontade!
      Só não pode viciar srsr
      depois que a gente descobre que não doi tanto assim, a gente já fica propensa a fazer outra daqui um tempo..rsrs.. e isso está errado,né?

      E eu coloquei minha experiência aqui... mas pode ser que com você (e com todas as outras que estão lendo), se Deus quiser, não vai ser nada parecido e vocês não vão vir a sentir nada demais.. a não ser uma dorzinha nas costas de ficar em casa, deitadinhas vendo TV..
      Espero muito isso!

      E continuo a disposição!

      Excluir