terça-feira, 9 de abril de 2013

Drenagem Linfática: dói?

Tenho visto muitas pessoas com os mesmos medos que os meus.
Antes de fazer a lipo eu ficava horas na internet lendo blogs sobre esse assunto e vi muita coisa que até hoje eu não entendo como que a pessoa pode escrever o que eu li.
Eu li muitos absurdos em todos os sentidos. Sobre o pré e pós operatório, receitas "milagrosas" para passar nos pontos, dietas malucas pra emagrecer junto com a lipo. Enfim, tomem cuidado com o que vocês estão lendo. Por que isso pode assustar vocês!

Todo mundo é diferente e isso é mais do que #fato!
Por isso, aqui eu coloco MINHAS EXPERIÊNCIAS. Talvez, muitas coisas que eu senti vocês podem não sentir. Ou vice-versa. O que não quer dizer que está certo e nem errado. Só diferente!

O assunto sobre a drenagem linfática logo depois da cirurgia ainda gera muita dúvida. Por isso, resolvi postar de novo sobre esse assunto e explicando melhor.

Peguei uma explicação em um site que achei bem prática.

Afinal o que é Drenagem linfática e como ela é feita? (segue cópia do site que está com o link acima)



É uma técnica especifica de massagem manual que exige uma formação adequada. Esta técnica caracteriza-se por uns movimentos muito suaves e precisos, todos em forma circular e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros de gânglios linfáticos.
Procurando aliviar os sintomas, primeiro trata o sistema linfático superior, ou seja, a zona do coração, as zonas dos gânglios linfáticos do pescoço, da garganta, e dos ombros, evoluindo depois, de forma progressiva, para as zonas afetadas, mais afastadas do coração. Na maioria dos casos este tratamento tem a duração de1 hora.

Estimula a circulação linfática nos vasos linfáticos ao acelerar a absorção de líquidos e das macro-moléculas do tecido intersticial, pela ativação da capacidade peristáltica destes vasos. Por isso, a Drenagem Linfática Manual faz absorver inúmeras formas de EDEMAS. Não só absorve formas de edemas aparentes, como também o faz a formas menos visíveis, como por exemplo; os EDEMAS PÓS-OPERATÓRIOS dos membros, o edema do braço depois de uma MASTECTOMIA, assim como os edemas PÓS-TRAUMATICOS, como os que aparecem quando se faz uma fratura óssea; mas também é eficaz em formas de edemas ainda menos visíveis, como os que podem dar origem a dores de cabeça e a dores da coluna vertebral.
A Drenagem Linfática Manual segundo VODDER, estimula o processo imunitário, ao aumentar, na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos.
A Drenagem Linfática Manual é indicada de forma indiscutível em todos os casos de LINFOEDEMAS, ou seja, de edemas resultantes de uma debilidade ou de uma diminuição da capacidade de transporte do sistema linfático. 



Resumindo basicamente em passos: (tentem fazer com quem tem formação adequada nesse assunto, seja fisioterapeuta, seja alguém que tenha cursos para estar apto a te atender da melhor maneira possível e de um jeito mais seguro pra sua saúde, ok?) 

 01- Na sua casa ou em alguma clínica, você ficará deitada em algum lugar mais firme e reto. Poderá ficar de calcinha e sutiã, nua, com toalha ou de qualquer outra maneira que se sentir mais confortável. (eu ficava de calcinha e a fisioterapeuta colocava uma toalha tampando a parte de cima (é feito drenagem nas costas também e o sutiã atrapalha)

02- Ela vai passar um gel/creme pra que deslize mais fácil na pele (eu não me lembro o nome do gel, mas ele tinha um produto no meio, tipo cânfora, mas não sei se era esse o nome)

03- Ela vai começar a apertar (muito devagar e sem nenhum força) alguns pontos, no caso, eram na parte entre o ombro e o pescoço. Ficava fazendo esses movimentos circulares muito devagar, bem de levinho que dava era vontade de dormir.

04- Depois, começava com a massagem no corpo. Começava na parte de cima, na barriga. Fazendo movimentos bem de leve pela a barriga, e circulares, como se tivesse "levando" alguma coisa de dentro da gente pro nosso umbigo. Mas era tão de levinho que não tem como sentir dor nenhuma! Mesmo você toda roxa, não sente dor... Não sente incomodo algum. Sente relaxamento que até faz dormir.

05- Como eu fiz nas pernas e nos braços, ela também fazia as massagens nesses locais. 

06- Terminando a parte da frente, eu me virava de bruços e ela fazia a drenagem nas minhas pernas , no culote e no bumbum. 

07- Em seguida, eu me sentava e ela fazia a drenagem nas costas. 

08- E acabou! Vestir roupa e ir pra casa sem ter sentido nenhuma dor!

Eu fiz minha lipo em uma quinta-feira e comecei a primeira drenagem na segunda-feira. Durante a primeira semana eu fazia todos os dias. Na segunda semana eu fazia 3 vezes por semana. Na terceira e quarta semana eu fazia 2 vezes na semana.

Tirei meus pontos com 15 dias. Logo na primeira semana sem os pontos a fisioterapeuta começou a usar o aparelho Manthus (aparelho com nome comercial que tem o cabeçote maior, fazendo com que o tempo seja menor por que abrange uma área maior de uma só vez) ou um aparelho mais simples de ultrassom. Ela passava antes da drenagem. E passava na barriga, culote e bumbum. 

Pegando mais uma vez uma caroninha em outros sites que explicam de maneira bem prática, peguei sobre o uso do ultrassom


Ultra-som


   O ultra-som é um equipamento que emite ondas sonoras (vibrações mecânicas) enquadradas nas frequências de 1MHz e 3MHz. No domínio da estética, utiliza-se o ultra-som em ações analgésicas, antiinflamatórias e antiedematosas; ele auxilia na quebra de fibroses acumuladas no tecido conjuntivo dérmico (micromassagem celular).
Entre seus vários efeitos fisiológicos benéficos, encontram-se o aumento da permeabilidade da membrana celular, a vasodilatação, o aumento do fluxo sanguíneo em função da vasodilatação, o aumento das atividades dos fibroblastos e da síntese de colágeno, entre outros.

Indicações: É indicado para casos mais avançados de celulite e de gordura localizada, para tratamentos pré e pós-operatórios e para relaxamento da musculatura tensa.


 E como se passa o ultrassom? Da maneira mais simples possível:

01- Antes de iniciar a drenagem manual, será passado um pouco daquele gel incolor geladinho (usado em ultrassom de grávida).

02- Com movimentos circulares, irá ser passado por cerca de 5 minutos em casa área. 

03- Se dói? O ultrassom simples nem dá pra sentir alguma. Com o Manthus, você sente uma ondinha de calorzinho junto com um formigamento, o que também não é dor. É apenas uma sensação diferente. E o Manthus tem níveis diferentes dessa ondinha, o que faz com que você se acostume aos poucos e não se assuste. Eu acho a sensação gostosa. Quanto mais forte, melhor. E não dói! 


Bom... acho que é isso!

Caso você ouviu algumas pessoas falando que a drenagem linfática dói, tente verificar se ela fez a drenagem linfática manual para pós operatório. Por que as pessoas podem confundir os tipos de massagem. Falarem que a massagem redutora é a linfática.. ou seja, procure saber realmente como foi feita essa massagem.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário