sábado, 26 de janeiro de 2013

Quelóide na cicatriz da lipoaspiração

Afinal, o que é Quelóide?
Pesquisando no google, a definição mais simples de se entender é a que encontrei no Wikipédia e resumindo:

"Um quelóide é um caso especial de cicatriz. São lesões fibroelásticas, salientes, rosadas, avermelhadas ou escuras e às vezes brilhantes. Podem ocorrer na cicatrização de qualquer lesão da pele. Geralmente crescem, e apesar de inofensivas, não contagiosas e indolores, podem se tornar um problema estético importante."


Eu não fazia menor idéia de que poderia vir a ter quelóide. Porém, tive que fazer uma cirurgia de retirada de vesícula em novembro/2011. Hoje em dia, essa cirurgia é feita através de pequenos furos no abdomem, como mostra a imagem abaixo, as incisões são apenas aonde está sinalizado em verde.



Ao saber que não teria aquela cicatriz em linha como antigamente, fiquei tranquila. E não imaginava que poderia ficar com a barriga toda manchada e com as cicatrizes tão aparentes. Depois da cirurgia, o meu médico (que não era cirurgião plástico e sim um gastro) não me indicou nenhum tipo de cuidado especial nas áreas dos pontos. Apenas pediu que eu secasse bem após cada banho e disse que eu não teria problema algum por que os pontos não ficariam soltando nenhum tipo de secreção. Não indicou que eu usasse nem o micropore encima deles. E como não era uma cirurgia plástica, não tive que usar cinta. 
Enfim, os pontos ficaram sequinhos. E 10 dias depois, quando tirei os pontos, comecei a observar que as cicatrizes do umbigo e acima do umbigo não estavam normais, estavam mais avermelhadas e a cada dia elas ficavam mais "altinhas" do que a minha pele. E assim eu fui vendo que eu estava com quelóide nessas duas cicatrizes. Mas quelóide avermelhada.
Nas outras duas cicatrizes que ficaram ao lado, fiquei com quelóide (nem sei se é exatamente quelóide também). A diferença é que as cicatrizes ficaram brancas e altas. Mas bem brancas. 

Repare na foto abaixo as seguintes características:
- Umbigo: a cicatriz é em forma de linha. Porém, metade da linha está branca e do lado direito, ao final da cicatriz, deu quelóide avermelhada e bem mais alta que a pele. A cicatriz é uma só! Foi 1 incisão que teve 2 tipos de cicatrização diferentes. (Fui premiada rsrs)
- Acima do umbigo: a cicatriz também é linear e ela ficou totalmente com quelóide avermelhada e bem mais alta que a pele.
- Cicatriz branca entre as outras duas, do lado esquerdo: na foto aparece apenas 1 cicatriz (foram 2 incisões na lateral do abdomem), mas observe que ela tem a marca exata dos pontos e está bem mais branca que a pele. 


Cicatrizes da cirurgia de retirada de vesícula que deram quelóide.
(a foto  não ficou muito boa mas da pra ter uma noção)


Assim, eu poderia ter feito alguns tipos de tratamentos para esse quelóide avermelhado, como a aplicação de injeções de corticóide, por exemplo. Não sei falar pra vocês se eu tivesse usada algumas pomadas de corticóide, se teria diminuído o aspecto, não sei falar mesmo. Até por que, na época, eu não fiquei pesquisando sobre o assunto e por que eu não imaginava que eu fosse ter isso. E quando você opera com cirurgiões gerais (que não são cirurgiões plásticos), a preocupação com esses detalhes é bem menor. Eles não ficam preocupados com quelóide, em fazer pontos mais finos, mais bem dados.. eles se preocupam mais se a cirurgia foi bem feita, se sua saúde está bem e se no geral, você vai sobreviver rsrs

Quando eu resolvi fazer a lipo, a primeira pergunta que eu fiz ao cirurgião plástico foi: eu vou ficar cheia de cicatrizes? E a resposta dele foi: "Não sei. Cada organismo reage de um jeito. O que eu posso te garantir é que vou fazer de tudo pra que não fique, tendo todo o cuidado de dar cada ponto adequado a cada região".
Resumindo: ele me disse que vai dar os pontos com mais cuidado do que o outro cirurgião geral deu. Basicamente isso. 
E aí ele me ofereceu refazer as 2 cicatrizes que ficaram avermelhadas durante a lipo. E é claro que eu aceitei!


Na foto dá pra ver, 2 dias depois da cirurgia os pontos que ele deu onde ele refez as cicatrizes com quelóide.(os 4 pontos que estão nas laterais da foto são da lipo mesmo). Ou seja se eu não tivesse refeito as 2 cicatrizes, eu só estaria com esses 4 pontinhos nas laterais.

Mas EU NÃO SEI O PORQUE, ele não refez o umbigo todo! OMG por que que não refez tudo de uma vez? Por que??
Só sei que melhorou muito o aspecto que tinha antes. Melhorou mesmo, por que não fica tão vermelho e alto como antes. Mas o meu umbigo não é tão bonito como era antes, ele ficou deformadinho, feinho e cheio de cicatriz. E se isso me deixa incomodada? Claro! Hoje em dia eu fico um pouco com vergonha quando coloco biquini e alguem olha pra minha barriga e até mesmo com meu namorado. Mas não se compara com a vergonha que eu ficava antes, quando eu me achava barrigudinha.. ou seja, nem tudo fica perfeito, meninas. Sempre fica alguma coisinha pra trás, estejam cientes disso. Você nunca vai ficar perfeita AOS SEUS OLHOS. Bem provável que as outras pessoas nem percebam que tem alguma cicatriz, seu marido, namorado nunca nem viu, mas com certeza aquilo vai ficar na sua cabeça e você vai ficar encanada com isso. É aí que a gente tem que parar e pensar se tem alguma coisa de errado mesmo ou se é encanação nossa.  

Eu acho que valeu a pena ter re-feitooo as cicatrizes de quelóide. Mesmo meu umbigo tendo ficado meio esquisitinho. Assim, cada uma vai saber avaliar o que compensa pra si. 

Eu vou colocar foto de agora com uma qualidade melhor, prometo! Essa é a parte ruim de não ter amiga morando perto rsrs quem vai tirar minhas fotos? rsrs Por isso que ainda não coloquei mais aqui. 
Assim que tirar posto bem detalhado, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário